logo RCN
NOTÍCIAS

Joinville realiza primeira colheita experimental de lúpulo

  • SECOM -PMJ -

Na terça-feira (23/2), a partir das 9 horas, na sede da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville (SAMA), será realizada a primeira colheita do lúpulo que foi cultivado por meio do programa Nossa.

 O plantio experimental iniciou há cerca de um ano, com três variedades: Cascate, Nugget e Hallertau Hersbrucker. Ao longo do período, a equipe técnica da UDR acompanhou o desenvolvimento da plantação e, até o momento, os resultados são positivos.

"A parte vegetativa está muito boa e a produção de inflorescência também está satisfatória. O próximo passo é quantificar e qualificar os botões florais no que se refere às concentrações de lupulina e óleos essenciais, que conferem à cerveja seus sabores característicos", explica o engenheiro agrônomo da Unidade de Desenvolvimento Rural da SAMA, Roberto Hoppe.

O plantio experimental do lúpulo na UDR ocupa área de aproximadamente 250 metros quadrados. No local, há 15 plantas cultivadas em sistema de condução latada, similar ao utilizado nas videiras, e outras 15 em sistema de espaldadeira, que explora o crescimento vertical do vegetal.

De acordo com Hoppe, uma planta de lúpulo pode produzir até três quilos de flores in natura e, dependendo do estilo da cerveja, essa quantidade é suficiente para a produção de até 500 litros da bebida.

Criado pela Prefeitura de Joinville, por meio da SAMA, o programa Nossa tem o objetivo de testar e incentivar o cultivo de lúpulo por agricultores familiares que poderão abastecer as cervejarias artesanais da região.

Dois produtores já realizam o cultivo há mais tempo, porém sem o respaldo deste conhecimento técnico. Com a pesquisa, será possível saber qual planta se adapta melhor e oferece o insumo com mais qualidade para a produção da cerveja.

A iniciativa tem apoio da Ajorpeme, por meio do Núcleo Cervejeiro Caminho dos Príncipes, da Universidade da Região de Joinville (Univille), da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Agrolúpulo) e de cultivadores de lúpulo da região.

Empresários do comércio questionam plano estadual de vacinação Anterior

Empresários do comércio questionam plano estadual de vacinação

PRF prende três pessoas por roubo e tráfico de drogas na BR 101 em Itapema Próximo

PRF prende três pessoas por roubo e tráfico de drogas na BR 101 em Itapema

Deixe seu comentário